terça-feira, 10 de setembro de 2013

Medida certa - porque é tão importante

Bom, o blogger me fez o favor de apagar minha postagem. Parabéns, blogger! Mais uma coisa tentando me tirar do sério, mas serenidade é tudo! :-)

Fato I: 65% dos americanos são obesos. 50% dos britânicos também. 15% das crianças americanas, idem.
Fato II: mais de 800 pessoas morrem por dia em decorrencia da obesidade.

Minha mãe, na adolescência, era um palito. Sério, parecia a Olivia Palito, do Popeye. Usava uma calça de moletom embaixo da calça jeans pras pernas ficarem melhores.
Depois de casar e ter dois filhos, ela engordou e não tinha nada que a emagrecesse o quanto precisava. A obesidade é uma doença cruel, e te danifica BEM por dentro. Soma depressão (muito comum em obesos) e veja a bomba armada.
Quando ela tinha 50 anos e eu, 25,ela tentou entrar na hidroginastica, mas falhou no teste de esforço. O médico controlou a pressão, receitou um remédio e mandou retornar outro dia. Quem dera. Ela ficou ressaltada o resto do dia.
No dia seguinte, fui me preparar para trabalhar e ela foi fazer o meu café (ela gostava de fazer). Morávamos só eu e ela, então tudo bem. Nesse dia, ela só desceu, deitou no sofá e reclamou que estava passando mal. Ela estava começando a infartar.
Eu gosto de ler livros de primeiros socorros, é uma mania doida minha. Mas a gente nunca acredita quando é na nossa família. Tem que ter sangue frio.
Com seus meros 90kg+, eu não tinha a menor condição de levanta-la. Ela tentou levantar para se arrumar. Deitou infartando.
É uma cena muito cruel com um ente querido, e podem acreditar: vou carregar esse trauma pro resto da vida.
Consegui ajuda de uma amiga dela, enfermeira, e uns pedreiros me ajudaram a coloca-la no carro. Atropelei todos os quebra-molas, fiz contramão, enfim. Levei 5 minutos até o hospital e não sei como não bati. Ela gritava, alucinada. Eu, a amiga dela e ela estávamos desesperados. Ouvi muito "por que isso comigo, Jesus?". Pareceram 3 horas.
Chegamos ao hospital e o fdp do guarda me mandou esperar o médico. Meti o pé na porta e fui entrando. O médico veio correndo me atender. Tiramos ela do carro e os médicos abriram para tentar ressuscitar, mas não deu.
Perdi minha mãe aos 25 anos. Ponto. No atestado de óbito, causa mortis: infarto, obesidade. Dorme com esse barulho...

Enfim, desde então, eu não me permito engordar, e não entra na minha cabeça como as pessoas se permitem, se arriscam por causa de comida. Eu sei que ela nunca imaginou isso, mas se você está lendo: tem alguém que vai sofrer muito quando você morrer. Isso aí, quando. Espero que seja beeeem longe, mas é quando. São 800 famílias sofrendo por causa de excesso de comida POR DIA. São 800 famílias traumatizadas.

Então, aqui vai um pedido. Se você não faz isso por você, olha para o teu filho, teu marido, teu irmão, teu amigo, teu cachorro (a minha cadela me ama e eu a vejo como filha). Mas cuide-se! Vamos viver o máximo possível! Não precisa ser todo torneado, assim e assado, mas saudável! Lamento muito não ter falado assim com a minha mãe todos os dias. Mas foi, e agora é bola pra frente... E repassar a experiência.

É isso por hoje. Os equipamentos não chegaram ainda. Paciência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário